Destaque Geral

Quixeramobim de luto: Morre o Mestre da Cultura do Estado do Ceará, Mestre Piauí

O departamento de jornalismo do Site Quixeramobim é Notícia, recebeu com pesar a triste informação do falecimento de Antônio Batista da Silva, o MESTRE PIAUÍ, como carinhosamente era chamado em Quixeramobim, no Sertão Central. Piauí faleceu na tarde desta Segunda-feira, Dia 18 de março, na emergência do Hospital Regional Dr. Pontes Neto, nesta cidade. De acordo com informações coletadas pela nossa reportagem, Mestre Piauí se encontrava enfermo há alguns dias.Piauí tinha 79 anos de idade, destes, o mesmo tinha mais de 60 anos de Reisado no município de Quixeramobim. Mestre Piauí foi e será sempre uma das figuras mais importantes que manteve viva a Cultura do Bumba Meu Boi, na Terra do Conselheiro. Piauí recebeu o título de Mestre da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará, no Ano de 2005.

Homenagem ao Mestre Piauí: Herdada dos colonizadores portugueses, a tradição do Reisado se mantém viva pelas cidades do Interior. Quixeramobim, no coração do Ceará, é uma dessas cidades. Há mais de meio século, o Mestre da Cultura Piauí, comandou a folia de reis na sua terra natal. À frente dos cordões encarnado e anil, era ele quem puxava os cantos preservando a tradição oral de geração em geração.

Piauí gravou até um CD, uma coletânea com 22 músicas inéditas catalogadas e gravadas no Estúdio da SM Publicidade, pertencente ao Sistema Maior de Comunicação. A realização desse trabalho foi graças ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq). Além de Piauí o CD traz a participação de outros mestres, como Boquita, Dudu, João Alfredo, Zé Erasmo (In memoria) e Zé Gildo.

Alunos da Escola Estadual de Ens. Méd. Cel. Humberto Bezerra, recebendo aula do Mestre Piauí.

Outro reconhecimento, foi a titulação, em 2016 denominada “Notório Saber“. A mesma foi concedida pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tanto para o Mestre Piauí como para os outros 59 Mestres da Cultura reconhecidos pelo Estado, por meio de uma parceria com a Secult. Eles receberam a certificação no XI Encontros dos Mestres da Cultura do Mundo, realizado em Novembro daquele ano, em Limoeiro do Norte. Desde então, eles ficaram aptos a lecionarem seus saberes.Com o diploma de professor especial à mão, Mestre Piauí foi à escola mais próxima da sua casa para oferecer os seus conhecimentos. Essa foi uma singela homenagem que o Quixeramobim é Notícia, faz ao Mestre Piauí, grande ícone da Cultura Quixeramobinense. Um filho ilustre que muito nos alegrou por tantos anos, com o Boi de reisado, o Boi Estrela.

Mestre Piauí e o radialista Alexandre Lopes. Foto: Arquivo Pessoal.

O radialista Alexandre Lopes, admirador de Mestre Piauí envia à família enlutada às mais sinceras condolências e votos de pesar. Descanse em paz, meu grande amigo Mestre Piauí!

O corpo do Mestre Piauí está sendo velado em sua residência, na Rua Antônio Martins, 100, Bairro Alto da Colina. O sepultamento do mesmo acontecerá nesta Terça-feira, Dia 19/03, às 17h00 no Cemitério Nossa do Carmo (Cemitério local), em nossa cidade.

Alexandre Lopes – Radialista DRT 5722/CE. Fotos da Matéria: Internet. Pesquisa de Dados da Matéria: Jornal Diário do Nordeste e Arquivo – Noticioso Tocando a Notícia e Esportes.