Destaque Geral

Vigilância à Saúde intensifica Combate à Dengue em Quixeramobim

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenção da dengue. A reportagem do Quixeramobim é Notícia,  conversou com o Edinildo da Silva, coordenador do Departamento de Vigilância à Saúde de local, para saber como está o enfrentamento da Dengue, em nosso Município. Edinildo da Silva pediu à população que tenha cuidado com à dengue e confirmou o primeiro caso da doença em 2019, em Quixeramobim:

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos. Para o coordenador da Vigilância à saúde em Quixeramobim Edinildo da Silva, é simples e rápido combater o Aedes aegypti. Ele dá algumas dicas:

O Departamento de Vigilância à Saúde de Quixeramobim está em novo endereço para atender à população local. A instituição está funcionando agora no Pólo da UAB, nas salas 24 e 25 respectivamente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

Alexandre Lopes – Radialista DRT 5722/CE. Colaboração na Matéria: Departamento de Vigilância à Saúde – Quixeramobim.