Destaque Geral

Dom Adélio Tomasin comemora 64 anos de sacerdote e 31 anos de Bispo

O Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin celebrou na noite da última Terça-feira, Dia 26 de Março, 64 anos de Ordenação Sacerdotal e 31 anos de bispo. A solenidade ocorreu na Capela de São João Calábria. Foi um momento marcante na vida de um dos maiores benfeitores da Diocese de Quixadá.

Adélio Tomasin concluiu o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote em 26 de março de 1955 e foi eleito Bispo para a sede vacante da Diocese de Quixadá, pelo Sumo Pontífice João Paulo II, em 16 de março de 1988. Dom Adélio recebeu a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre. Sua posse na Diocese foi em 29 de maio do mesmo ano.

Dom Adélio Tomasin muito contribuiu para o desenvolvimento da Terra dos Monólitos. Quando era o Bispo Diocesano de Quixadá, ele construiu um nove prédio que recebeu o Hospital Maternidade Jesus Maria e José que tem atendido a toda a população da Região.

Na área da Educação fundou a Faculdade Católica Rainha do Sertão que deu um salto de desenvolvimento na cidade, posteriormente já como Bispo Emérito não parou e junto com um grupo de empresários fundou a Faculdade Cisne.Outro grande empreendimento criado por ele foi o turismo religioso, através da Fundação do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão,  que fica na Serra do Urucum.

Alexandre Lopes – Radialista DRT 5722/CE. Pesquisa de Dados da Matéria: Site Sertão Alerta – Quixadá e Site Repórter Ceará.