Destaque Saúde

Quixeramobim é Notícia entrevista Direção Geral do Hospital Regional do Sertão Central

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é um estabelecimento de saúde terciário de alta e média complexidade. O Hospital Regional do Sertão Central, localizado na Rodovia CE 060, Km 198 (Estrada do Algodão), em Quixeramobim, é o terceiro hospital construído pelo Governo do Estado no interior.O radialista Alexandre Lopes, repórter e Editor do Site Quixeramobim é Notícia, entrevistou com exclusividade o Dr.Marcelo Theófilo, diretor-geral dessa importante instituição hospitalar, instalada na Terra do Conselheiro. Inicialmente. o Dr.Marcelo falou como está funcionamento o Hospital Regional do Sertão Central Pe.José Van Esch.

O atendimento funciona de forma regulada, em que todos os pacientes que chegam ao hospital são encaminhados pelas secretarias municipais de saúde ou pelos hospitais da macrorregião para a Central de Regulação do Estado, que por sua vez direciona para o hospital. Desde o início dos procedimentos cirúrgicos, em janeiro de 2017, até o último mês de Março, já foram realizadas 5.595 cirurgias na unidade. O diretor-geral do HRSC, Marcelo Theófilo ressaltou que esses atendimentos ocorrem via Central de Regulação do Estado do Ceará.

A população passou a contar com serviços especializados até então inéditos na região, como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto com 20 leitos, Unidade de AVC agudo e subagudo, com 10 leitos cada, Unidade de Cuidados Especiais (UCE) composta de 14 leitos e o Centro de Traumatologia e Ortopedia (CTO) com 29 leitos. O hospital também conta um centro cirúrgico geral, serviço de imagem e dispõe ainda de clínica médica e clínica cirúrgica, ambas com 29 leitos, e com o serviço de neonatologia em fase de abertura. Dr.Marcelo trouxe detalhes a abertura desses últimos serviços naquele nosocômio.

“A principal importância que eu vejo do hospital é que ele deu oportunidade ao paciente do interior a ter um atendimento de qualidade, um atendimento humano e qualificado. Essa assistência especializada elevou a saúde da região”, destaca o diretor de processos assistenciais do HRSC, Cristiano Rabelo.

RegionalizaçãoO HRSC atende a população de 631.037 habitantes dos 20 municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama,  Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

O departamento de rádio jornalismo do Quixeramobim é Notícia agradece ao Tiago Conrado, da Assessoria de Imprensa do HRSC, pela mediação nessa entrevista à nossa reportagem.

Alexandre Lopes – Radialista DRT 5722/CE. Fotos da Matéria: Arquivo – Quixeramobim é Notícia e Internet. Colaboração na Matéria: Tiago Conrado – Assessoria de Imprensa – Hospital Regional do Sertão Central – Quixeramobim.