Destaque Eventos

Encontro Pós-Copa Leite 2019 será realizado hoje Dia 24/10 em Quixeramobim

O Departamento de Jornalismo do Site Quixeramobim é Notícia, recebeu informações de que na noite desta Quinta-feira Dia 24 de Outubro, será realizado um Encontro Pós-Copa Leite 2019 em Quixeramobim. Na oportunidade será ministrada uma Palestra com Tema: Raça Girolando – Melhoramento Genético e Atualidade.O encontro está marcado para começar às 19h00, no Clube do Vaqueiro local e tem a realização da UNILEITE – União dos Produtores de Leite do Sertão Central, GIROLANDO e Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

A importância de ser a Maior Bacia Leiteira do CearáVale ressaltar que a Rota do Leite, programa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Banco do Nordeste e o Sebrae, já começa grande. Com a participação de pequenos produtores de leite bovino e caprino de 16 municípios, a proposta foi debatida em Quixeramobim no último Dia 17 de Abril de 2019. Quando estiver funcionando a pleno vapor, o grupo se propõe a brigar para se tornar referência no semiárido brasileiro e alçar melhores ofertas de preços, se preciso for, até mesmo em outros estados.

O Sertão Central é uma região extremamente importante e a principal bacia leiteira do Estado e o município de Quixeramobim tem dado um exemplo para todo o Ceará“, saudou o secretário executivo da Pesca da SDA, Antônio Nei, durante a abertura do evento na Fatec. “O Governo do Ceará, através do governador Camilo Santana e o secretário De Assis, estão completamente imbuídos de valorizar esse projeto e vamos trazer propostas inovadoras e sustentáveis para que possamos promover essa atividade a altura de todos vocês”.

A iniciativa é pioneira aqui no Nordeste e busca um arranjo produtivo que convença o mercado interno e externo do potencial dos produtores das regiões do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe. Com a previsão de criação de uma segunda Rota do Leite no Estado, os cerca de 160 participantes da oficina enxergam como oportunidades de crescimento a disponibilidade de crédito, o avanço tecnológico e o uso de energias renováveis e a existência de cursos técnicos, de nível médio e superior, para formação dos jovens no campo.

Alexandre Lopes – Radialista Profissional e Produtor de Conteúdo Web DRT 5722/CE. Pesquisa de Informação para a Matéria: www.sda.ce.gov.br