Destaque Saúde

Previna-se: 12 de Março é o Dia Mundial do Rim

Mais de 2 milhões de pessoas no Brasil têm problemas renais, mas 60% não sabem. Atualmente, 80 mil brasileiros fazem algum tipo de diálise e cerca de 30 mil foram submetidos a transplante renal. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), ainda existem milhares de pessoas que precisam dessas duas formas de terapia de substituição renal.Com base nesses números impressionantes, a SBN divulga, pelo sexto ano consecutivo, a campanha “Previna-se“, sobre doenças renais, que tem como ponto alto o Dia Mundial do Rim, comemorado em 12 de Março.

Devido ao aumento de pacientes que desenvolvem insuficiência renal crônica em todo o mundo, ela já é considerada a nova epidemia do século 21. Segundo nota divulgada pela SBN, o que mais preocupa é que o paciente pode descobrir que apresenta a doença em uma fase avançada, porque ela pode se desenvolver sem apresentar sintomas ou sinais.

A SBN alerta que fazem parte do grupo de risco para esse tipo de doença os hipertensos, diabéticos, idosos e parentes de portadores de algumas doenças dos rins. Por este motivo é importante realizar exames de urina e de microalbuminúria – para idosos – a fim de obter um diagnóstico precoce.

Alexandre Lopes – Radialista Profissional DRT 5722/CE. Pesquisa de Dados da Matéria: www.sbpc.org.br