Destaque Notícias

População preocupada: Farmácias estão sem máscaras e álcool em gel em Quixeramobim

A Equipe de Reportagem do Site Quixeramobim é Notícia percorreu na tarde desta Terça-feira Dia 17 de Março, várias farmácias de Quixeramobim para saber os preços das máscaras e do álcool em gel. Primeiramente procuramos uma rede de farmácias local bastante conhecida e a informação que nos foi repassada é que às poucas unidades existentes lá tinham acabado e não há previsão de chegada de mais utensílios.A todo instante várias pessoas estão visitando às farmácias da cidade a procura desses materiais. Ambas estão retornando sem álcool em gel e sem máscaras. Em um segundo momento ao procurarmos outra farmácia, um funcionário disse que a procura tem sido intensa, pois a demanda é muito maior que o número de materiais dessa natureza disponíveis.

Nossa equipe visitou aproximadamente umas 03 farmácias da nossa cidade. Vamos esperar que a situação melhore e às farmácias locais solicitem o mais rápido possível esses utensílios, em nosso Município.

No restante do País, contudo, o cenário nos estabelecimentos é diferente. Sergio Mena Barreto, CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), declarou ontem, sem precisar numericamente, que “várias redes de farmácias informaram que estão com estoques de máscaras zerados ou dificuldade de conseguir o item para a venda.”

Barreto afirma que as empresas não se planejaram para a demanda. Além disso, a questão agrava pelo fato da China ter restringido a saída do insumo. “30 dias atrás a demanda já tinha aumentado e os distribuidores não tinham para entrega”. Produzido no País, por outro lado, a falta de álcool em gel é pontual.

A situação crítica já havia sido prevista pela Abrafarma na segunda semana de fevereiro. Na ocasião, a entidade representativa do varejo farmacêutico nacional emitiu nota atentando aos possíveis problemas de fornecimento.

Alexandre Lopes – Radialista Profissional DRT 5722/CE. Pesquisa de Complemento de Dados: www.opovo.com.br