Destaque Notícias

Educação no Ceará: Quixeramobim se destaca e conquista mais um Prêmio Escola Nota 10

O Governo do Ceará realizou, nesta Terça-feira Dia 11 de Agosto, a entrega do Prêmio Escola Nota Dez às 362 escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2019. Durante o evento, foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Pela primeira vez na história, todos os 184 municípios cearenses atingiram o nível desejável de alfabetização. Os números mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término da alfabetização.

A solenidade de premiação contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Os prefeitos e secretários municipais da Educação também participaram através de links ao vivo, disponibilizados em todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes).Camilo Santana pontua que os resultados são fruto de um trabalho de cooperação. O governador Camilo Santana destacou a evolução do PAIC ao longo dos anos, destacando o trabalho de professores e gestores escolares para melhorar o desempenho da educação no Ceará. Camilo Santana destacou que os bons resultados apresentados pelo Estado do Ceará, também no ensino médio, permitiram a criação do programa Cientista Chefe, em parceria com às universidades estaduais e federais com o objetivo de construir caminhos e ferramentas para melhorar a qualidade da educação nos níveis Fundamental e Médio. O governador citou ainda o Ceará como referência no Brasil e no mundo na área da educação.

Izolda Cela observa que o investimento na melhoria da qualidade da educação é uma ação estratégica do Governo cearense.

Vencedores

Em sua 12ª edição, o Prêmio Escola Nota Dez foi entregue às 150 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização, a outras 150 do 5º ano, além de 62 escolas de 9º ano do Ensino Fundamental (EF). A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Spaece. Os avanços são provenientes do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.

Às escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado. Por outro lado, as unidades de ensino que ainda precisam melhorar seus resultados serão apoiadas, com o valor de R$ 1.000,00. O pagamento das premiadas é feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, após a aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros, enquanto a segunda só será repassada após a escola atender às seguintes condições: comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; manutenção ou elevação do bom desempenho alcançado e melhoria dos resultados da escola apoiada.

Critérios

De acordo com o Spaece 2019, 275.609 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de 4.347 escolas públicas participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Em geral, para conquistar a premiação, todas às escolas de 2º, 5º e 9º anos devem atender aos seguintes critérios: ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto as do 5º e 9º ano devem ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática.

Resultado histórico

Em 2007, apenas 14 municípios estavam no padrão desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2019, os 184 municípios alcançaram o padrão desejável. Quanto ao 5º ano, em 2008, nenhum município cearense apresentou média no nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2019, o resultado do 5º ano cresceu. Em Língua Portuguesa, 125 municípios estão no nível adequado e em Matemática, 78 municípios atingiram o mesmo nível.

No 9º ano, é possível identificar que em 2017, apenas 01 município encontrava-se em nível adequado em Língua Portuguesa e 01 em Matemática. Em 2019, 09 municípios alcançaram esse nível em Língua Portuguesa e 10 em Matemática. Mais uma vez, o Ceará obteve avaliação positiva em todos os municípios nesta etapa da educação básica. Essa melhoria alcançada nos níveis de alfabetização e do Ensino Fundamental deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios cearenses com o apoio estadual.Relação das Escolas – Quixeramobim: 

2° Ano

  1. EEF. Dona Maria de Araújo Carneiro – Bairro Monteiro de Morais – Premiada
  2. EEF. Heloísa Maria Maia Pinto Dinelly – Bairro Cohab – Premiada
  3. EEF. José Marinho de Góes – Distrito de Uruquê – Premiada
  4. EEF. Francisco Lôbo – Belém – Premiada
  5. EEF. Josué Feliciano da Silva – Riacho Verde I (Distrito de Manituba) Premiada
  6. EEF. Tereza Heloísa Saraiva Câmara – Bairro da Maravilha
  7. EEF. José Mário Barbosa – Bairro Jaime Lopes
  8. EEF. Dr. Gastão Falcão – Bairro Depósito
  9. EEF. Dona Mundoca – Conjunto Esperança
  10. EEF. Maria do Socorro Coelho Benício – Bairro da Pompéia
  11. EEF. Zilá Zilda Carneiro – Vila São Paulo
  12. EEF. Manoel Martins de Almeida – Distrito Industrial
  13. EEF. Alfredo Almeida Machado – Distrito de São Miguel
  14. EEF. Alfredo Almeida Machado – Distrito de Manituba
  15. EEF. Aloísio Barros Leal – Distrito de Encantado
  16. EEF. Maria Perpétua de Oliveira – Cachoeirinha (Distrito de Nenelândia)

5° Ano

  1. EEF. Dona Mundoca – Conjunto Esperança – Premiada 
  2. EEF. Manoel Martins de Almeida – Distrito Industrial – Premiada  
  3. EEF. Maria do Socorro Coelho Benício – Bairro da Pompéia – Premiada
  4. EEF. José Carlos da Silva – Jardim (Distrito de Manituba) – Premiada (2ª Melhor do Ceará)
  5. EEF. Cel. Virgílio Távora – Algodões (Distrito de Damião Carneiro) – Premiada
  6. EEF. José Marinho de Góes – Distrito de Belém – Premiada
  7. EEF. Francisco Lôbo – Distrito de Belém – Premiada
  8. EEF. Dona Maria de Araújo Carneiro – Bairro Monteiro de Morais
  9. EEF. Heloísa Maria Maia Pinto Dinelly – Bairro Cohab
  10. EEF. Zilá Zilda Carneiro – Vila São Paulo
  11. EEF. José Carneiro – Vila Betânia
  12. EEF. Dona Luiza Távora – Bairro Duque de Caxias
  13. EEF. José Mário Barbosa – Bairro Jaime Lopes
  14. EEF. Tereza Heloísa Saraiva Câmara – Bairro da Maravilha
  15. EEF. Aloísio Barros Leal – Distrito de Encantado

9° Ano

  • EEF. José Mário Barbosa – Bairro Jaime Lopes – Premiada 
  • EEF. Horácio Xavier do Couto – Várzea Grande (Distrito de Paus Branco) Premiada
  • EEF. Alfredo Almeida Machado – Distrito de Manituba – Premiada
  • EEF. José Pereira – Fogareiro (Distrito de Passagem) – Premiada
  • EEF. Gal. Wicar Parente de Paiva Pessoa – São Joaquim (Distrito de Passagem) Premiada
  • EEF. José Martins de Almeida – Oiticica (Distrito de Paus Branco) Premiada
  • EEF. Damião Carneiro – Canafístula (Distrito de Damião Carneiro) Premiada
  • EEF. Zilá Zilda Carneiro – Vila São Paulo
  • EEF. José Carlos da Silva – Jardim (Distrito de Manituba)

Alexandre Lopes – Radialista Profissional DRT 5722/CE. Colaboração na Matéria: Secretaria de Educação – Quixeramobim.