Destaque Notícias

Quixeramobim: Se vivo fosse, ‘Mestre Piauí’ completaria 80 anos de idade, em 2020

O Dia 15 de Setembro é uma data muito importante para a Cultura Quixeramobinense. Porque é o dia do aniversário de um de seus filhos ilustres que tão bem representou por muitos anos o nosso Município, na Cultura no Estado do Ceará. Falamos do saudoso Mestre Piauí, in memorian. Se vivo fosse, Piauí teria completado no último Dia 15/09, 80 anos de idade.Nesta data memorável, seus filhos os músicos Wandinho e Nena, homenagearam o seu genitor fazendo aquilo que ele mais gostava, cantar às melodias do reisado.

Antônio Batista da Silva, o Mestre Piauí, como carinhosamente era chamado pelo povo da nossa terra, faleceu no Dia 18/03/2019, aos 79 anos de idade, na emergência do Hospital Regional Dr. Pontes Neto, em nossa Cidade. Destes, Piauí tinha mais de 60 anos de Reisado em Quixeramobim.

Um pouco da história 

Herdada dos colonizadores portugueses, a tradição do Reisado se mantém viva pelas cidades do Interior. Quixeramobim, no coração do Ceará, é uma dessas cidades. Há mais de meio século, o Mestre da Cultura Piauí, comandou a folia de reis na sua terra natal. À frente dos cordões encarnado e anil, era ele quem puxava os cantos preservando a tradição oral de geração em geração.

Mestre Piauí foi e será sempre uma das figuras mais importantes que manteve viva a Cultura do Bumba Meu Boi, na Terra do Conselheiro. Piauí recebeu o título de Mestre da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará, em 2005. Piauí gravou até um CD, uma coletânea com 22 músicas inéditas catalogadas e gravadas no Estúdio da SM Publicidade, pertencente ao Sistema Maior de Comunicação. A realização desse trabalho foi graças ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq). Além de Piauí o CD traz a participação de outros mestres, como Boquita, Dudu, João Alfredo, Zé Erasmo (In memoria) e Zé Gildo.Outro reconhecimento, foi a titulação, em 2016 denominada “Notório Saber“. A mesma foi concedida pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tanto para o Mestre Piauí como para os outros 59 Mestres da Cultura reconhecidos pelo Estado, por meio de uma parceria com a Secult. Eles receberam a certificação no XI Encontros dos Mestres da Cultura do Mundo, realizado em Novembro daquele ano, em Limoeiro do Norte. Desde então, eles ficaram aptos a lecionarem seus saberes.Com o diploma de professor especial à mão, Mestre Piauí foi à escola mais próxima da sua casa para oferecer os seus conhecimentos.

Essa foi uma singela homenagem do nosso Portal Quixeramobim é Notícia, ao nosso Mestre Piauí, in memorian, a esse grande ícone da Cultura Quixeramobinense. Um filho ilustre que muito nos alegrou por tantos anos, com o Boi de reisado, o Boi Estrela.

Alexandre Lopes – Radialista Profissional DRT 5722/CE.