Destaque Geral

Luto na Teledramaturgia: Morre o ator Caio Junqueira

O ator Caio Junqueira, que morreu nesta Quarta-feira, Dia 23 de janeiro, no Rio de Janeiro. Caio Junqueira iniciou a carreira quando ainda era criança. Aos nove anos de idade, viveu o primeiro papel no seriado humorístico “Armação Ilimitada“, exibido na TV Manchete entre os anos de 1985 e 1988. Seguindo na veia do humor, em 1988 Caio fez uma pequena participação no seriado “Escolascho“.

Aos 12 anos fez a primeira atuação na teledramaturgia, na minissérie “Desejo” – contracenando com o ídolo, Tarcísio Meira, em 1990. Ainda no mesmo ano, o ator deu vida ao personagem “Tatau“, na novela “Barriga de Aluguel“.

Em 1994, Caio fez o seriado que era febre entre os jovens da época, “Confissões de Adolescente“, junto com atrizes que eram apostas da TV, como Deborah Secco. No mesmo ano, o ator fez participações em “A Viagem“, “A Vida Como Ela é“, “Hilda Furacão“, “Malhação“,”Chiquinha Gonzaga“, e “Engraçadinha“.

Em 1998, participou de programas policias como “Você Decide” e “Linha Direta“. Nas atrações, interpretava vítimas de casos fictícios para os telespectadores decidirem os fim da história. Nos anos 2000, Caio se dedicou inteiramente aos papéis nas tramas de novelas, Ao todo, foram 14 personagens.

No cinema, o ator teve 12 participações entre curtas e longas. Em 1998, Caio participou do filme “Central do Brasil”, onde contracenou com a atriz Fernanda Montenegro (indicada ao Oscar de melhor atriz pelo mesmo filme).Em 2007  o ator deu uma pausa nas novelas e participou do filme “Tropa de Elite“, dirigido por José Padilha, onde viveu o policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (Bope) Neto Gouveia, o “06“. No teatro, Junqueira atuou em duas montagens. Em 2005, esteve na peça “Os Justos“, de Albert Campos. Em 2010, viveu o desajeitado detetive particular “Joca“, na novela “Ribeirão do Tempo” exibida pela Record. Na mesma emissora, interpretou personagens em novelas bíblicas como “José do Egito“, interpretando “Simeão“, e na novela “Milagres de Jesus“, em que foi Pedro Simão. Em 2015, Junqueira participou da primeira temporada da série “1 Contra Todos”, e, na Netflix, participou de “O Mecanismo”. A série dirigida por José Padilha aborda questões ligadas à política e foi inspirada na Operação Lava Jato.

O ator faleceu nesta quarta-feira, aos 42 anos, após sofrer complicações de saúde, decorrentes de um acidente de carro no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, na última quarta-feira, Dia 16. Caio estava internado na unidade coronariana desde que chegou ao hospital Miguel Couto.

Alexandre Lopes – Radialista DRT 5722/CE. Pesquisa de Dados da Matéria: www.opovo.com.br