Destaque Saúde

Repercute a Primeira captação de órgãos para transplante no HRSC em Quixeramobim

Transformar a perda de uma família na esperança de outras. Foi com essa finalidade que vários profissionais da saúde e da segurança se mobilizaram para fazer a primeira captação de órgãos no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, da rede pública do Governo do Ceará. Graças ao sim de uma família que perdeu um ente querido, foram doados dois rins, um fígado e duas córneas de uma paciente de 44 anos que teve diagnóstico de morte encefálica.

A captação envolveu pelo menos dez profissionais no hospital em Quixeramobim, dois pilotos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e quatro profissionais da Central de Transplantes, como destaca o Diretor de Processos Assistenciais do HRC, Cristiano Rabelo.

Quando se fechou o diagnóstico de morte encefálica e a família autorizou a doação, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRSC notificou a Central de Transplantes e a operação de captação foi articulada. O fígado captado já foi transplantado e os outros órgãos foram ofertados para transplante. A morte encefálica é quando o cérebro para de funcionar de modo irreversível. O diretor do HRSC, Cristiano Rabelo, agradece à família do doador.

Foi a primeira vez que a aeronave de modelo alemão H135, em operação há cerca de dois meses para o Governo do Ceará, foi usada para essa finalidade, segundo o major Sílvio Assunção, da Ciopaer. A aeronave teve de ser reconfigurada para que todos os profissionais envolvidos pudessem participar da captação dos cinco órgãos.O Hospital Regional do Sertão Central é o terceiro hospital construído pelo Governo do Ceará no interior e fica localizado na macrorregião de saúde do Sertão Central, na qual estão os municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá. Segundo Cristiano Rabelo, a localização do HRSC é estratégica para a captação de órgãos e para oferecer os melhores serviços de saúde da Região.

Alexandre Lopes – Radialista DRT 5722/CE. Colaboração na Matéria: Assessoria de Comunicação – Governo do Estado do Ceará.

ESCOLINHA SÃO VICENTE 

Trabalhamos do Infantil II ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Temos reforço ainda nos turnos Manhã e Tarde. Estamos com Matrículas Abertas em 2019. Aqui é o local certo para o seu Filho (a) estudar. Estamos localizados na Rua Cônego Aureliano Mota, 306, no Centro de Quixeramobim. Contatos: 88485705 (Whatsapp) ou 92309881. Org: Rosângela Lopes.