Destaque Saúde

Encontro Estadual da Atenção Primária discute o fortalecimento da Saúde no Ceará

Prossegue até esta Terça-feira Dia 18 de Junho, das 8h00 às 17h00, o Encontro Estadual da Atenção Primária, no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza, parceria entre o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa). A abertura aconteceu na manhã desta Segunda-feira, Dia 17. O evento é uma realização da Secretaria da Saúde do Ceará, do Ministério da Saúde e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).O objetivo do encontro é construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da Atenção Primária nos municípios do Ceará, como explica a coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde (Copas) da Sesa, Magda Almeida.

O encontro conta com a participação de 350 profissionais de saúde, entre coordenadores municipais de Atenção Primária, os secretários municipais de Saúde, os coordenadores de Vigilância em Saúde e técnicos da Sesa. Segundo a coordenadora, o evento faz parte da reestruturação da rede de atenção baseado nas cinco prioridades do Governo do Ceará.

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), é o resultado da experiência acumulada de vários atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo, sendo uma referência para a organização da Atenção Básica no Brasil.

Com a revisão da PNAB, em 2017, mantendo seus princípios e diretrizes com alteração de alguns parâmetros e reconhecimento de outras equipes no modelo de atenção à saúde, abre-se a necessidade de discussão em âmbito nacional de uma agenda estratégica de fortalecimento da Atenção Primária.

ÓTICA CAMILA 

Estamos em Quixadá e em Quixeramobim, na Rua Teixeira de Freitas, 09, no centro da Cidade. Ótica Camila, o segredo da boa visão:

Alexandre Lopes – Radialista DRT 5722/CE. Colaboração na Matéria: Assessoria de Imprensa – Governo do Estado do Ceará.