Destaque Notícias

PERSONALIDADE DA SEMANA: Conheça a história de Pe. José Van Esch

O Departamento de Rádio Jornalismo do Site Quixeramobim é Notícia em parceira com o Studio Loppes Gravações & Publicidades, lançam oficialmente o Quadro PERSONALIDADE DA SEMANA. Toda semana, iremos homenagear uma figura de destaque em nosso Município, ela estando ainda viva ou já in memorian.É uma forma de reconhecer o trabalho e a dedicação de todos àqueles que contribuíram, com o desenvolvimento da nossa amada Terra, Quixeramobim. Todas às ferramentas disponíveis à nossa Redação, irão divulgar essa iniciativa aqui citada, nesse noticioso pela internet. A primeira pessoa a ser homenageado é o nosso querido Pe. José Van Esch. Acompanhe a seguir mais detalhes:

Conhecendo um pouco a história: 

Pe. José nasceu em Oirschot, na Holanda, em 13 de janeiro de 1927. Entrou na Congregação da Missão em Panningen no dia 26 de setembro de 1951. Foi ordenado padre em Panningen em 20 de julho de 1958. Chegou ao Brasil em 21 de outubro de 1959. Trabalhou na Paróquia São Raimundo Nonato em Belém-PA, como Vigário Cooperador de 1959 a 1963. Em Campina Grande-PB, trabalhou como professor no Seminário Menor e Vigário de Fagundes e Galante em 1963. Em Santa Luzia e São Mamede no Maranhão trabalhou como Vigário Paroquial de 1964-1969.De 1969 até 1991, trabalhou como Vigário Paroquial em nossa Paróquia de Santo Antonio em Quixeramobim-CE, assumindo a Paróquia como Pároco em 1991-2002. Permaneceu como Vigário paroquial em Quixeramobim até 2008, quando retornou para a Holanda para viver junto do seu irmão.

Foi um grande vicentino, fazendo de tudo pela caridade em Quixeramobim: cestas, roupas, casas, salões, lavanderias, algumas economias, além dos inúmeros trabalhos pastorais e tantas outras coisas boas Pe. José fez por nossa Cidade. Eis o que diz o povo: “É Deus no céu e Pe. José na terra!”Se vivo fosse, Josephu Antonius Godefridus Van Esch, o Padre José Van Esch, completaria no Dia 13 de janeiro de 2020, 93 anos de idade. Por 39 anos, o religioso vicentino realizou um belíssimo trabalho, promovendo obras sociais em Quixeramobim, onde exerceu mais que a caridade, um trabalho social global e contínuo, sempre se esforçando para minimizar o sofrimento dos menos favorecidos. Pe. José faleceu no Dia 15 de Setembro de 2011, em sua terra natal, Holanda.Em 19 de Abril de 2012 a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou o projeto de N° 290/2011, dando ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) o nome de Padre José Van Esch. O empreendimento é uma das maiores obras públicas já construídas no Sertão Central cearense. A felicidade de todos os Quixeramobinenses foi enorme, pois o Padre José Van Esch é um exemplo pelos seus ensinamentos e pela sua dedicação ao povo da região.

Vale ressaltar que esse foi um projeto de autoria do médico e ex-deputado estadual Rômulo Coelho e foi apresentado na época pelo deputado Antonio Granja, colocando o nome de Padre José Van Esch para o novo empreendimento da região, foi votado e aprovado por unanimidade. O ex-deputado Rômulo Coelho, acompanhou a votação juntamente com seu filho, o hoje advogado Rômulo Filho.

Conheça o Disk Mensagens Loppes: 

Alexandre Lopes – Radialista Profissional DRT 5722/CE. Colaboração na Matéria: Departamento de Rádio Jornalismo da Web Rádio Cultura News e Blog do Padre Adauto. A Ótica Camila continua com promoções imperdíveis. Aqui você encontra às melhores armações  de óculos e esportivas, relógios e muit mais. Visite-nos agora mesmo, venha ser nosso cliente!Ligue: 3441.1267 e agende já a sua consulta. Temos consultas às quartas, quintas e sextas-feiras o dia todo. A Ótica Camila está localizada em Quixadá e em Quixeramobim, na Rua Teixeira de Freitas, 09, Centro, em frente a Brisanet. Ótica CamilaO Segredo da boa visão!