Destaque Geral

Valorização da Vida: Saiba o que é a Campanha “Setembro Amarelo”

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data essa que foi comemorada ontem Quinta-feira.Está em andamento neste mês a Campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio. O suicídio é um problema de saúde pública. Todos os anos, 800 mil pessoas no mundo tiram a própria vida. No Brasil, 12 mil cometem suicídio.O repórter Alexandre Lopes, editor do Site Quixeramobim é Notícia entrevistou no Ano de 2018, o Médico Psiquiatra, Dr. Carlos Magno. Ele falou sobre esse assunto. Escute o áudio: 

Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram iluminados o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o campeão mundial em casos de transtorno de ansiedade e ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, transtornos que podem levar ao suicídio.​ Esses números podem ser reduzidos se os sintomas de quem tem tendência ao suicídio forem percebidos por quem está próximo e a ajuda seja providenciada.

Alexandre Lopes – Radialista Profissional DRT 5722/CE. Foto da Matéria: Dr. Carlos Magno – Entrevista ao Noticioso Repórter Ceará – Rádio Campo Maior de Quixeramobim. Pesquisa de Dados da Matéria: www.setembroamarelo.com e www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado e pt.wikipedia.org/wiki/Setembro_Amarelo