Destaque Notícias

PERSONALIDADE DA SEMANA: Você sabe quem foi Dr. Pontes Neto?

Nasceu no dia 1º de dezembro de 1915, na cidade de Massapê, José Pontes Neto, filho do Coronel João Pontes e sua esposa Maria Auri Pontes. Em 1940 formou-se médico-cirurgião e trabalhou como professor de Matemática, Física e Química, foi deputado estadual, além de ter sido um dos baluartes da aplicação do ensino de medicina no Brasil. Em 1967, junto com o Diretor da Faculdade de Medicina da época, Dr. Waldemar Alcântara, foi realizado um estudo sobre a viabilidade de um Estágio Rural para doutorandos e médicos recém-formados.Por sorte, contava Quixeramobim com a fé e a dedicação de um médico chamado Dr. José Pontes Neto, e, em 1968, saíram do Hospital Regional de Quixeramobim os primeiros doutorandos treinados no 1° Estágio Rural do Brasil, sob sua tutela, que os denominou com muito orgulho de “Os Voluntários da Guerra do Paraguai”. O hospital leva o nome do médico.

Eleito em 1947 pelo Partido Comunista do Brasil, o médico José Pontes Neto recebeu 4.295 votos. Junto com o pedreiro José Marinho de Vasconcelos, compôs a bancada comunista na Assembleia cearense. Em seu livro “O PCB no Ceará: Ascensão e declínio de 1924 a 1947”, o professor Francisco Moreira Ribeiro destaca: “No curto período de 24 de fevereiro de 1947, a posse, a 08 de janeiro de 1948, quando têm os seus mandatos cassados, os deputados eleitos pelo Partido Comunista do Brasil à Assembléia Legislativa do Estado do Ceará têm uma atuação reconhecida como brilhante por seus pares”.

Pontes Neto foi um dos mais destemidos e brilhantes parlamentares do Ceará. Cassado pela revolução de 1964, sua foto foi banida da Galeria dos Presidentes da Assembléia pelas forças políticas então dominantes. Somente em 1977, por proposição do Deputado Osmar Diógenes, teve novamente restabelecido seu direito de compor a Galeria dos Presidentes da Assembléia Legislativa do Ceará, onde hoje permanece, honrando o quadro dos Administradores do Parlamento Estadual Cearense, do qual foi um dos mais notáveis integrantes.Volta e meia encontramos fotos históricas. Na imagem acima, por exemplo, sentados, à esquerda o médico Pontes Neto e à direita, Alfredo Machado (Ex-prefeito de Quixeramobim e deputado estadual), ambos em memória. O garoto ao Centro é Afonso Celso, filho de Alfredo.

O Memorial da Assembléia Legislativa recebeu a denominação de Deputado Pontes Neto numa justa homenagem ao parlamentar, médico e principalmente o humanista que foi. José Pontes Neto viveu até seus últimos dias na Cidade de Quixeramobim, falecendo no Dia 20/06/1994. Mas além de seus feitos históricos, é importante ressaltar o significado grandioso que teve para a população de Quixeramobim, além de amizades que construiu, como por exemplo, um de seus melhores amigos: Manoel Salviano de Sousa…

Alexandre Lopes – Radialista Profissional e Produtor de Conteúdo Web – DRT 5722/CE. Colaboração na Matéria: Aluna Adriele Souza. Fotos da Matéria: quixeramobimagora.blogspot.com e Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará.A Ótica Camila continua com promoções imperdíveis pra você! Faça-nos uma visita agora mesmo. Aqui você encontra armações sofisticadas e de qualidade, armações esportivas e relógios. Ligue: 3441 1267 e agende já a sua consulta. Temos consultas às quartas, quintas e sextas-feiras o dia todo. Venha ser nosso cliente!A Ótica Camila está em Quixadá e em Quixeramobim, na Rua Teixeira de Freitas, Nº 03, no Centro, em frente à Brisanet. Ótica Camila – O segredo da boa visão!