Destaque Policia

Polícia investiga ataque ao Transmissor da Rádio Comunitária Aliança FM, em Choró

A Imprensa do Sertão Central Cearense foi mais uma vez atacada de forma desrespeitosa e covarde. O Departamento de Jornalismo do Site Quixeramobim é Notícia, recebeu informações de que na madrugada desta Terça-feira Dia 03 de Dezembro, foi registrado um atentado contra a Rádio Comunitária Aliança FM, da Cidade de Choró, na Região Centro do Estado do Ceará.Bandidos usaram dinamites e explodiram o transmissor do veículo de comunicação daquela cidade. O impacto criminoso foi tão forte que a Antena  partiu ao meio. Conforme o diretor da emissora, o radialista Marcolino Borges, o local onde foi explodido era uma casinha de concreto, que fica no quintal de um casa, próximo ao estúdio da emissora. Como tinha um portão de ferro, “os criminosos arrancaram e arremessaram os dinamites“.O diretor da rádio disse que o prejuízo com a destruição da torre foi de, no mínimo, R$ 25 mil reais. Marcolino Borges explicou que a rádio comunitária é composta por 12 colaboradores e, operando desde 2005, obteve a concessão em Outubro de 2018. A antena ficava em um terreno com ampla vegetação, em uma área residencial. Marcolino Borges disse que foi avisado da destruição por um morador da área, da rádio que acordou com o barulho de uma explosão. “Um dos proprietários da residência onde fica a torre chamou todo mundo. Acordaram, mas não viram ninguém porque estava tudo escuro, era 1h50min. Ele disse que viu fogo“, relatou o diretor da rádio.

COTAR. Imagem: Ilustrativa.

Equipes do Comando Tático Rural – COTAR realizam buscas na região, na tentativa de prender os bandidos, que praticaram tal barbárie. A Perícia Forense de Fortaleza foi acionada. Agentes da Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá iniciaram às investigações e no momento oportuno revelarão a sociedade os verdadeiros responsáveis que atentaram contra a emissora de rádio.

Atentado a liberdade de Imprensa

Sem dúvida esse atentado merece todo o repúdio e não atinge apenas o transmissor do veículo de comunicação, mas a liberdade de imprensa, comunicação, expressão e do direito à crítica e opinião, mas principalmente os ouvintes que tem o direito a informação. Vale ressaltar que essa é mais uma ação criminosa que acontece na região nos últimos anos. No Ano de 2013, atentado semelhante foi praticado contra o Prédio da Rádio Liderança FM e Rádio Monólitos AM, ambas foram incendiadas criminalmente, fato atestado pela PEFOCE (Perícia Forense do Ceará).  O prédio onde funciona a Liderança FM, era localizado na Serra do Santuário Rainha do Sertão. Na época, por conta dos ataques, às duas emissoras, que integram o Sistema Monólitos de Comunicação, deixaram de operar. Equipamentos de transmissão da TV Cidade e o servidor de um site da região que ficavam na rádio Liderança também foram destruídos pelo fogo.

Acompanhe mais imagens desse atentado em Choró:

O radialista Alexandre Lopes, editor do Quixeramobim é Notícia, se solidariza com os companheiros de imprensa, profissionais da Rádio Comunitária Aliança de Choró.

Alexandre Lopes – Radialista Profissional DRT 5722/CE e Produtor de Conteúdo Web. Fotos da Matéria: Grupo Radialistas do Ceará – Whatsapp. Pesquisa de Dados da Matéria: Site Revista Central – Quixadá. Informações Adicionais da Matéria: Jornal O POVO Online. Vídeo da Matéria: Site Monólitos Post – Quixadá.